top of page

O brasileiro é jogador multiplataforma, quase 80% dos gamers jogam em mais de um dispositivo, seja console, PC e smartphone, e, houve um aumento de usuários da Smart TV.

 

 Aumentou a participação de mulheres nos games, de 41% em 2013 para 47% neste ano.

 

Apesar da popularidade da categoria em ambos os sexos, poucos se consideram verdadeiros "gamers”: ou seja, jogar é uma forma mais casual de entretenimento para a grande maioria.

 

 Smartphones e tablets

 

 O tipo de aplicativo mais baixado para smartphones e tablets são os jogos, em média, mais de 35% afirmam baixar semanalmente.

 

A barreira da compra continua sendo o maior desafio para quem desenvolve: 75% das pessoas só faz uso de jogos gratuitos (A principal justificativa é a ampla gama de opções que existem e suprem a necessidade do usuário).

 

Dos usuários que costumam pagar pelos jogos, 41 % afirmam gastar, em torno de RS 10,00 mensais.

Consoles e jogos

 

Cada usufrutuário de games, possui mais de um console em sua residência, e, mesmo sendo a terceira plataforma em penetração, é a predileta dos pesquisados empatada com smartphone.

O Xbox 360 é o videogame mais popular com 43%, ultrapassando o Playstation (39%).

 

 Na oitava geração a "briga" será acirrada nos próximos anos, PS4 (10%) leva uma pequena vantagem em relação ao Xbox One (7%).

 

 O mercado de varejo com revendas oficiais representa mais de 60% do consumo, superando de longe o mercado paralelo -algo inimaginável a 10 anos atrás. Esta mudança de comportamento do consumidor se deve à garantia e a facilidade de acesso aos produtos.

No Brasil há poucas pesquisas e dados sobre games no país, e por esse motivo foi criado em 2013 o Pesquisa Game Brasil que tem como objetivo traçar o perfil do gamer brasileiro.


Entre os tópicos que a pesquisa aborda estão: faixa etária, classe social, gênero, plataformas de jogos, preferências, custo de horas e gastos com games entre outros. 

 

A primeira versão realizada em parceria com o núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM trouxe uma abordagem abrangente dos hábitos de consumo focado principalmente no segmento mobile. Para a nova pesquisa houve uma ampliação nos segmentos, abrangendo não apenas o mobile (smartphones e tablets) comotambém consoles e computadores, além de novos temas como o comportamento de pais e filhos com o uso de jogos nos momentos de lazer.

 

Mais informações, você confere no site

Perfil do gamer

Dados 2015

Fonte: Pesquisa Game Brasil

bottom of page